Hipóteses e Variáveis
UMUARAMA – PR
2012
1) Qual a definição de hipóteses em pesquisa científica?
Hipótese é a preposição testável que pode vir a ser a solução do problema.
A pesquisa científica se inicia com a colocação de um problema que tenha solução, o próximo passo é oferecer uma solução possível ao problema, por meio de uma preposição que pode ser declarada como verdadeira ou falsa.
Se mediante a coleta e análise de dados a hipótese for confirmada o problema foi solucionado, caso não forem obtidos dados que confirmem a hipótese, ela não terá sido confirmada e o problema não terá sido solucionado. De acordo com Pedro Demo, uma hipótese é o levantamento de um problema que se buscará esclarecer por meio de abordagem científica, ou seja, crítica sistemática e rigorosa.
Na prática, levantar uma hipótese é criar questionamentos que nos leve a encontrar respostas satisfatórias.
2) Qual a definição de variáveis em pesquisa científica?
A variável de pesquisa pode ser definida como algo que se transforma, é analisável e quantificável. Denomina-se variável o campo de variação de cada tipo de dado a ser pesquisado.
A variável é uma característica à qual é dado valor suscetível de modificação em caso específico e em ocasiões particulares que ocorrem ao longo de uma pesquisa. Todas as variáveis que interferem no objeto que estará sendo estudado deverão ser controladas para não comprometer ou invalidar a pesquisa. Tipos de variável:
Variável independente (experimental ou de tratamento): a variável que influencia, determina ou afeta outra variável. É o elemento manipulado pelo pesquisador no período de formar a afinidade do fator com o fenômeno observado, para verificar se este afeta as outras variáveis, interfere nelas ou exerce influência sobre os possíveis resultados do trabalho. Variável dependente (de critério): é o componente que será estudado e explanado em implicação da influência que sofre de outras variáveis,
ou