Formação de Hipóteses
- Ao tentar encontrar a solução para problemas de pesquisa, busca-se explicar sua ocorrência baseando-se em teorias. Importante função das hipóteses é adequar essas teorias como fundamentos explicativos, previamente a solução do problema.
- Em estudos explicativos, onde o pesquisador deseja conhecer ou levantar aspectos gerais de um tema, ou em estudos descritivos onde se pretende aprofundar aspectos de um fenômeno, não é preciso de hipóteses. Porém em estudos explicativos em que se tenta determinar fatores ou motivos que influem em determinados acontecimentos, analisando relações entre fenômenos, ou que simplesmente, procurem determinar a existência de certa característica, é preciso de hipóteses.
- Após delimitar o que pesquisar, é que o pesquisador pode se perguntar quais são as possíveis respostas para o problema, escolher as mais adequadas e proceder os testes.
- Das hipóteses derivam as varáveis estudadas, nelas se fundamentam as informações coletadas, os métodos utilizados e a análise dos dados. Em questionários e entrevistas, as perguntas já devem estar voltadas às hipóteses.
- Exemplo. Ao se pesquisar sobre o êxodo rural, investe-se em perguntar ao entrevistado se este possui terras, e se sim qual o tamanho, formulando a hipótese de que quanto maior a terra, menor o êxodo.
- Em suma, são possíveis respostas à pergunta do trabalho.
Requisitos das hipóteses
- Devem ser conceitualmente claras e compreensíveis, definidos rigorosa e previamente para evitar ambigüidade.
- Os conceitos utilizados devem possuir base empírica.
- As hipóteses devem ser verificadas por meio de técnicas disponíveis, considerando técnicas para comparar variáveis.
- Devem ser específicas ou possíveis de especificação, se muito amplas devem possibilitar a formulação de sub-hipóteses.
- As hipóteses devem estar relacionadas às técnicas existentes, procurando confirmar, revisar ou precisar as atuais teorias.
- Devem oferecer respostas prováveis