A Caatinga
2. Geografia: Uma formação de relevo característica na depressão nordestina é o "inselberg", bloco rochoso sobrevivente ao desgaste natural. O relevo é muito desgastado pelos habitantes ao longo do tempo, formação de grandes planícies cumes. O relevo não é muito alto pelo motivos de ter se desgastado com o tempo.
3. Localização: A caatinga é uma formação vegetal presente na região do semi-árido nordestino: Nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí.
4. Extensão: A Caatinga possui 850.000 km² e ocupa quase 10% do território brasileiro.
5. Biodiversidade(Esta sendo ameaçada por falta de preservação e degradação ambiental): Possui fauna muito rica com aproximadamente 148 especies de mamíferos e 248 de aves. Os principais animais que se destacam na caatinga são: Veado-catingueiro, Preá, Gambá, Sapo-cururu, Cutia, Tatu-peba, Ararinha-azul, Asa-branca, Sagui de frutos brancos.
6.Flora: Adaptada a condições de aridez (xerófila) típica de região semi-árida, com perda de folhagem durante a seca. A flora é constituída de espécies xerófitas (formação seca e espinhosa resistente ao fogo e praticamente sem folhas) e caducifólias (que perdem as folhas em determinada época do ano).
7. Clima: A Caatinga possui clima semi –árido, com temperaturas médias anuais que vão de 27°C a Imagens 29°C. A rigidez climática da caatinga é conferida principalmente pela irregularidade na distribuição de chuva no tempo e no espaço. A paisagem mais comum da Caatinga é a que ela apresenta durante a seca, onde a temperatura do solo pode chegar