hipófise
A glândula hipófise, também denominada de pituitária, situa-se na sela túrcica, que é uma cavidade óssea localizada na base do cérebro, liga-se ao hipotálamo pelo pedúnculo hipofisário.
A glândula hipófise é dividida em duas partes distintas: A hipófise anterior (adeno-hipófise) e a hipófise posterior (neuro-hipófise).
Quais os hormônios secretados e suas respectivas funções?
Em relação aos hormônios secretados e suas respectivas funções, pela hipófise anterior seis hormônios muito importantes são secretados, enquanto que pela hipófise posterior, dois significativos hormônios são secretados. Os hormônios da hipófise anterior desempenham funções importantes no controle das funções metabólicas em todo o corpo. O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO incrementa a formação de proteínas, faz a multiplicação das células e promove a diferenciação celular, consequentemente gerando o crescimento do corpo inteiro. A CORTICOTROPINA, controla a secreção de alguns hormônios córtico-supra-renais, que afetam o metabolismo da glicose, das proteínas e dos lipídios. O HORMÔNIO ESTIMULADOR DA TIREÓIDE controla a secreção de tiroxina pela glândula da tireóide, a tiroxina por sua vez, controla a velocidade de muitas reações químicas em todo o corpo. A PROLACTINA promove o desenvolvimento das glândulas mamárias e a produção de leite. Outros hormônios gonadotrópicos distintos, o HORMÔNIO FOLICULO ESTIMULANTE estimula o desenvolvimento folicular e a secreção de estrógenos e o HORMÔNIO LUTEINIZANTE que controla o crescimento das gônadas, bem como suas atividades hormonais e reprodutivas.
Já os dois hormônios secretados pela hipófise posterior são: O HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO que controla a excreção de água pela urina, ajudando assim a controlar a concentração de água nos líquidos corpóreos. A OCITOCINA contrai os alvéolos das mamas, desse modo ajuda na passagem do leite das glândulas mamárias para o mamilo durante a amamentação e contrai o útero, no nascimento do bebê, no final da