hipofise
Com este trabalho em grupo temos por objetivo um estudo mais aprofundado do sistema endócrino do qual faz parte a estrutura da hipófise. A realização do mesmo permite-nos desenvolver e adquirir diversas competências tais como: o conhecimento e compreensão sobre a anatomia e fisiologia das 9 glândulas da hipófise e suas secreções, a localização e relações funcionais e estruturais entre o hipotálamo e a hipófise e visa aprofundar o conhecimento e a compreensão do papel que estas glândulas e as suas secreções desempenham no organismo, nomeadamente a ação nos tecidos alvo e a regulação e as respostas a cada uma das hormonas da hipófise ( adeno - e neuro hipófise). Permite-nos também obter uma componente prática de transmissão de conhecimentos de forma simples e completa.
Para a realização deste trabalho utilizamos essencialmente a informação de livros de anatomia complementando com outras informações em livros da mesma especialidade. Adicionámos imagens na ilustração do trabalho para uma melhor compreensão e termos uma melhor facilidade de consulta e de organização. Quanto á metodologia este trabalho divide-se em três partes estruturadas que seguem a seguinte ordem: a primeira parte descreve a anatomia e fisiologia das glândulas da hipófise, a segunda parte refere-se à sua localização e o seu desenvolvimento.
Por último a parte mais extensa e desenvolvida refere-se à descrição da constituição e da função de cada uma das hormonas segregadas, as suas funções e ação nos tecidos alvo e respetivas respostas.
1- HIPÓFISE
A glândula da hipófise é uma estrutura que integra o sistema endócrino, e apesar do seu tamanho pequeno, tem um papel relevante nas funções do