Hipofise
Artes
Ciências Naturais e Exatas
Ciências Sociais e Humanas
Desporto e Lazer
Geografia
História
Literatura
Religião e Mitologia
Sociedade
Tecnologia
Atlas
Banco de Recursos Enciclopédia Diminuir o tamanho da letra do texto Aumentar o tamanho da letra do texto Copiar Imprimir Já conhece o Espaço Língua Portuguesa da Porto Editora? Módulos Complementares
>Almanaque
>Atlas
>Conhecer Portugal
>Guia Curricular
>Mapas Estatísticos
>Obras Completas
hipófise
A hipófise é uma glândula situada na base do cérebro, com o tamanho e formato, aproximado, de uma noz. É também vulgarmente designada por glândula pituitária ou glândula-meste, sendo uma das mais importantes do corpo humano, já que intervém não apenas na regulação de importantes processos fisiológicos e órgãos, como controla ainda a atividade de outras glândulas.
Anatomicamente, apresenta-se dividida em duas zonas, histológica e funcionalmente distintas: o lóbulo anterior ou adeno-hipófise ou hipófise secretora, e o lóbulo posterior ou neuro-hipófise. Ambos os lóbulos são regulados pela ação de um centro nervoso, o hipotálamo, situado um pouco mais acima, no interior da caixa craniana, e também por mecanismos de retrorregulação hormonal.
A neuro-hipófise produz duas hormonas: a vasopressina, que controla a reabsorção renal de água, logo, a concentração da urina e o equilíbrio osmótico do organismo, e a oxitocina, que estimula as contrações do parto e a formação do leite materno, após este. Ambas as hormonas têm origem no hipotálamo, sendo conduzidas até esta porção da hipófise, onde são armazenadas e posteriormente libertadas.
A adeno-hipófise produz hormonas com função reguladora de outras glândulas e hormonas com ação direta sobre os tecidos. No grupo das primeiras, inclui-se a TSH (hormona tiroideoestimulante), a FSH (hormona foliculoestimulante), a LH (hormona