Hipófise
Hipófise
A hipófise (também chamada de glândula pituitária) é uma glândula situada na sela túrcica¹, que se liga ao hipotálamo².
A hipófise é uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios, por isso antigamente era reconhecida como glândula-mestra do sistema nervoso. No entanto, esse conceito deixou de ser verdadeiro, uma vez que, atualmente, sabe-se que grande parte das funções dessa glândula são reguladas pelo hipotálamo.
¹uma cavidade óssea localizada na base do cérebro
²região do encéfalo dos mamíferos
A hipófise é dividida em dois lados: o Lóbulo Anterior (adenohipófise) e o Lóbulo Posterior (neurohipófise).
Lóbulo Posterior (Neuro-hipófise): Os hormônios secretados pela hipófise posterior são:
Oxitocina: Hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
Também chamado de “Hormônio do amor”, ela ajuda as pessoas a ficarem juntas por muito tempo. Também é um hormônio ligado ao que as pessoas sentem ao, por exemplo, abraçar alguém de longa data.
Curiosidade: De acordo com um estudo da Universidade de Zurique, caso a oxitocina seja pingada no nariz de pessoas prestes a começar uma discussão, ela diminui a produção de cortisol, um hormônio produzido em resposta ao estresse proveniente da discussão.
Hormônio antidiurético (ADH): Hormônio humano segregado em casos de desidratação. Sua função é fazer com que os rins conservem a água, concentrando e reduzindo o volume da urina.
O ADH atua no néfron³, favorecendo a abertura dos canais de aquaporinas4 no Túbulo Contorcido Distal, impedindo que a água seja eliminada pelo Ducto Coletor.
Curiosidade: O álcool suprime a produção do ADH, aumentando a diurese.
³ estrutura microscópica capaz de eliminar resíduos do metabolismo do sangue
4 formam poros na membrana celular das células biológicas
Lóbulo Anterior