hipoglicemiantes
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
DISCIPLINA: FARMACODINÂMICA
HIPOGLICEMIANTES
Teresina, Julho de 2009
INTRODUÇÃO
“O diabetes melito (DM) consiste em um grupo de síndromes caracterizadas por hiperglicemia; alteração do metabolismo dos lipídios, carboidratos e proteínas; e risco aumentado de complicações por doença vascular. Na maioria dos casos, os pacientes podem ser clinicamente classificados como portadores de DM tipo 1 ou tipo 2”.(BRUNTON, 2006). De Acordo com Katzung (2003), o diabetes tipo 1 incluem casos que decorrem da destruição das células B do pâncreas, imunologicamente mediado na maioria dos casos, enquanto o diabetes tipo 2 consiste em defeitos combinados da secreção e ação da insulina, variando desde uma resistência à insulina predominante com deficiência relativa à insulina.
O objetivo do presente trabalho consiste em determinar qual o tratamento adequado e quais as drogas mais prescritas para pacientes com diabetes melito, através de pesquisa de campo em estabelecimentos de saúde (postos, hospitais, drogarias, etc.).
MATERIAL E MÉTODO
Realizou-se uma pesquisa de campo em diversos estabelecimentos de saúde, tais como: postos de saúde, hospitais e drogarias na cidade de Teresina,. Através dessa pesquisa, coletaram-se dados acerca do tratamento adequado e de quais as drogas mais prescritas para pacientes com diabetes melito tipo 1 e 2.
Com os dados adquiridos na pesquisa confeccionou-se quadros relacionando o tratamento mais comumente prescritos para diabetes
.
DISCUSSÃO
Segundo Katzung (2005), no homem adulto, o pâncreas endócrino é constituído de cerca de 1 milhão de ilhotas de Langerhans distribuídas por toda a glândula. No interior das ilhotas existem, pelo menos quatro tipo de células produtoras de hormônios. Os produtos hormonais