Hipoglicemiante
HIPOGLICEMIANTE
Questões preparatórias para caso:
1) Qual a finalidade da prevenção e tratamento da Diabetes Mellitus?
A prevenção atua com a finalidade de diminuir a incidência de casos de Diabetes. O tratamento possui como principais objetivos: promover o controle metabólico; permitir crescimento e desenvolvimento adequados; promover o bem estar físico e psíquico; evitar complicações crônicas; aumentar a expectativa de vida. Normalmente o tratamento consiste em terapia médica nutricional (dieta), atividade física, insulinoterapia (diabetes tipo I ou em casos de estágio avançado da DM II) ou hipoglicemiantes orais (diabetes tipo II).
.
2) Quais são as classes das drogas Hipoglicemiantes orais e explique o mecanismo de ação de cada classe.
Sulfoniluréias: Agem estimulando o pâncreas para liberar mais insulina, ajudando a reduzir os níveis glicêmicos. Ligam-se a um receptor específico na célula beta, que determina o fechamento dos canais de potássio dependentes do ATP, resultando em despolarização da célula. O influxo de cálcio secundário a despolarização causa liberação de insulina.
Biguanidas: A redução da glicemia ocorre, principalmente, por meio da diminuição da produção hepática de glicose, embora outros mecanismos também tenham sido propostos: melhora da sensibilidade periférica à insulina (aumento da captação e utilização da glicose nos tecidos muscular e hepático), redução da absorção dos carboidratos no intestino delgado, redução do apetite e aumento da saciedade.
Glitazonas: Essa classe de medicamentos tem a capacidade de se ligar aos receptores do núcleo das células (principalmente do tecido adiposo, mas também do fígado e músculo) e ativar alguns receptores causando um efeito final de diminuição da resistência à insulina. Esses medicamentos não aumentam a produção de insulina, mas fazem com que o organismo fique mais sensível à insulina já existente no sangue.
Inibidores de Alfa