hipertrofia muscular
Hipertrofia significa o aumento do tamanho de um órgão em consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura e pode ser provocada por fatores biológicos como o crescimento na fase de puberdade, a dilatação do útero durante a gravidez, etc., ou de forma forçada através da prática de musculação e do consumo de suplementos alimentares. Também acontece de forma patológica, como é o caso de Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) ou de hipertrofia do miocárdio (músculo cardíaco).
1.1 O que Hipertrofia Muscular
A hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura. O processo de crescimento é consequência da exigência física à qual é submetido o corpo ou devido aos estímulos hormonais que atuam em determinados tecidos. A prática de musculação, juntamente com o ajustado funcionamento do metabolismo do organismo, é o método mais eficaz para obter massa muscular. No entanto, os treinos devem ser acompanhados por profissional especializado, assim como a orientação no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos e proteínas) para a ocorrência de hipertrofia.
O consumo desequilibrado de substâncias (anabolizantes e esteroides) que proporcionam o rápido aumento de massa muscular, pode representar um grave atentado à saúde.
2. Hipertrofia Feminina
A hipertrofia muscular feminina rápida é vista com outros olhos, pois o modelo feminino estético mais explorado na mídia é aquele com músculos discretos e torneados, sem pneuzinhos, cintura pequena. Mas, mesmo assim há muitas mulheres que malham intensamente para ter hipertrofia feminina mais rápida com músculos similares aos masculinos, o único, porém é que para o corpo feminino alcançar uma hipertrofia similar aos homem, as mulheres têm que malhar muito e ter uma série de exercícios físicos específicos de acordo com cada organismo e suas necessidades e fraquezas, pois cada organismo é diferente