Hipertrofia muscular
A hipertrofia muscular, ou aumento da massa muscular, é o aumento do volume dos músculos que é conseguido através de exercícios físicos intensos, como os praticados no esporte e na academia de musculação.
Para que o ganho de massa muscular, a chamada hipertrofia, aconteça mais rápido, é preciso fazer exercícios com peso e resistências cada vez maiores e é muito importante consumir uma maior quantidade de carboidratos para ter mais energia, proteínas para que os músculos fiquem fortes e fontes de potássio, como a banana, para diminuir as chances de cãibras musculares.
Para manter a hipertrofia é preciso fazer sempre a atividade física. À medida que o indivíduo vai diminuindo, o ritmo do treino o aumento da massa muscular vai se mantendo. Mas quando ele para de realizar os exercícios, aos poucos, os músculos voltam ao seu tamanho original.
Exercícios certos para a hipertrofia
Alguns exercícios costumam ser melhores para isso. No caso dos braços, são os que trabalham os músculos tríceps e bíceps. Para tríceps temos a opção de pulley tríceps, tríceps corda, tríceps francês e tríceps banco. Já para o bíceps temos a rosca concentrada, rosca scot, rosca martelo e rosca pulley. Já pensando nos ombros, é importante priorizar séries como elevação lateral, elevação frontal alternada e desenvolvimento. Para hipertrofiar as pernas, dê mais atenção à cadeira extensora, cadeira flexora, leg press, agachamento no smith e afundo, gêmeos sentado e em pé.
A hipertrofia muscular só é conquistada com a musculação?
Qualquer exercício resistido pode trazer efeitos na hipertrofia, a musculação é sem dúvida a melhor forma de fazer isso, pois é fácil ter controle de carga e existe uma segurança a mais trabalhando com as máquinas. Porém, exercícios usando o peso do próprio corpo como pilates, treino funcional e treinamento suspenso também podem trazer efeitos hipertróficos. O único problema é que nesses outros métodos em algum momento você não vai mais conseguir