Sociologia no Brasil
Questão I : O período de 1940 foi um dos momentos mais críticos da historia da humanidade, pois acontecia a Segunda Grande Guerra, que consolidou os EUA e a URSS como duas potencias mundiais, tornando o mundo de certa forma bipolar. A segunda guerra mundial trouxe profundas desestruturações na sociologia mundial. Diversos intelectuais europeus migram para America buscando novos ares para produzirem suas obras. Esses “cronistas viajantes” efervesceram o cenário sociológico, pois acharam aqui um panorama totalmente diferente da realidade onde eles viviam.
O período de 1950 foi de grande importância para o desenvolvimento das ciências da sociedade, pois temas socioeconômicos eram explorados por pensadores que tem repercussão ate hoje, Florestan Fernandes e Celso Furtado.
Questão II: Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor e político brasileiro, desenvolveu trabalhos fundamentais nas áreas de educação, sociologia e antropologia. Um homem de extrema importância, pois, foi um dos primeiros autores a denunciar o aniquilamento da cultura indígena brasileira pela inadequada política interétnica desenvolvida pelo estado e por órgãos como a FUNAI ou o Serviço de Proteção ao Índio.
Questão III: Celso Furtado é conhecido como o fundador da economia política brasileira. Não só no Brasil, mas também na America Latina. Um dos seus trabalhos se desenvolveu e criou a escola de pensamento econômico conhecida como “cepalina”. Furtado também contribuiu com uma inovação que tinha como propósito uma interpretação histórica da realidade econômica e, em especial, do subdesenvolvimento entendido como fruto de relações internacionais.
Questão IV: A principal consequência do golpe de 1964 foi à implantação legal da ditadura no país. E uma das outras consequências foram às restrições que fizeram para a sociedade de não poder sair pelas ruas, de não comer o que queriam.
Questão V: “O fim da União Soviética foi um dos fatores que contribuíram para as