Sociologia no Brasil
Acadêmico: Edson Neves
Professor-Tutor Externo: Estelamaris de Barros Dihl
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES0167) – Prática do Módulo II
RESUMO
O presente artigo tem a finalidade de fazer um estudo da sociologia na sociedade brasileira, partindo de sua origem e procurando chegar até os dias atuais, visando traçar uma linha histórica e cronológica, citando seus principais intelectuais e por fim procura ressaltar a ligação da sociologia no Brasil, sua cronologia e história com o Serviço Social brasileiro. Este artigo usa como ponto de partida o surgimento do pensamento sociológico no final do século XIX, traça sua cronologia ao longo dos anos, pontuando seus principais intelectuais e por fim faz a ligação da sociologia brasileira com o Serviço Social utilizando para isso pesquisa bibliográfica e documental na internet.
Palavras chave: Sociologia. Cronologia. Serviço Social.
1 INTRODUÇÃO
A sociologia, como o próprio nome diz, nos leva a considerar que nada mais é do que o estudo da sociedade, das pessoas e dos fenômenos nela envolvidos, sendo, portanto, o objetivo principal de nosso estudo. Assim como a sociedade, as pessoas e os fenômenos ela está presente no nosso cotidiano e exerce uma influência direta em nossas vidas, no trabalho e nas relações pessoais.
Desta forma analisaremos a sociologia de uma forma um pouco diferente, de uma maneira mais histórica, cultural e cronológica, sua influência sobre o ser humano e a maneira de viver, procurando demonstrar sua importância no passado e na atualidade, seus reflexos na sociedade, no dia a dia das pessoas e no serviço social no passado, no presente e futuro desta ciência no Brasil e de sua população.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DÉCADAS DE 30 E 40:
A sociologia como ciência voltada para o estudo da sociedade de forma sistemática e metódica surgiu no Brasil com a fundação da