Politica economica
Política econômica é a intervenção do governo na economia e tem como objetivo manter elevados os níveis de emprego e as taxas de crescimento econômico com estabilidade de preços. As principais formas de política econômica são a Política Fiscal e a Política Monetária.
Política Fiscal
Ou também conhecida como política orçamental é um ramo da política econômica que define e estuda o orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade econômica e ajudando a manter uma economia crescente, o pleno emprego e a inflação baixa. Decisões governamentais relacionadas aos gastos e as receitas públicas.
O Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. A função estabilizadora consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços. A redistributiva visa assegurar a distribuição equitativa da renda. Por fim, a função alocativa consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado.
Os sistemas tributários podem ser classificados como: Progressivo: quando a participação dos impostos na renda dos indivíduos aumenta conforme a renda aumenta. Regressivo: quando a participação dos impostos na renda dos agentes diminui conforme a renda aumenta. Neutro: quando a participação dos impostos na renda dos indivíduos é a mesma, independente do nível de renda.
A primeira forma de abordar os impactos da política fiscal sobre a economia é recorrer ao modelo Keynesiano. Uma política fiscal expansionista gerará uma expansão mais que proporcional da demanda e do produto, caso haja capacidade ociosa na economia. Keynes foi um dos principais defensores da intervenção pública para evitar as flutuações econômicas no capitalismo. Percebe-se que o impacto da política fiscal sobre a economia depende da