Comunicação de Massa
A escola de sociológicas inicialmente desenvolvida como Instituto de Pesquisas Sociais (Instituts fur Sozialforschun), fundado por Félix J. Weil teve papel fundamental na criação de teorias e estudos analíticos na chamada Escola de Frankfurt. Fenômenos sócio-políticos que dominavam a Europa no início do século XX, como a atuação da Industrial Cultural na manipulação de informações jornalísticas, em que influencia e descaracteriza indivíduos, tornando-os agentes do mass media.
“ A origem do Instituto é iniciativa de Feliz J. Weil, filho de um negociante de cereais, que fazia fortuna na Argentina. Weil, doutor em ciências políticas, organizou a Primeira Semana de Trabalho Marxista ‘’ (Marxistische Arbeitswoche) durante o verão de 1922em Ilmenau (Thuringe) na qual participaram nomeadamente Lukács, Korsch, Pollock, Wittfogel e, que devia lançar a noção de um marxismo ‘ verdadeiro ‘ ou ‘ puro’.- ASSOUN, Paul-Laurent pagina 7
A principal teoria desenvolvida na Escola de Frankfurt foi a Teoria Critica, elaborada por Theodor Adorno e Max Horkheimer. Baseava-se justamente no texto intitulado Teoria tradicional e teoria crítica ( 1937 ) elaborado por Horkheimer, esse sendo determinante para estabelecer a filosofia da Escola de Frankfurt.
O funcionalismo de Émile Durkheim foi o mais atingido pela abordagem teorica desenvolvida pelos ‘frankfurtianos’. A teoria funcionalista acredita que a mídia tem função social como parte de um organismo. Já a Teoria Critica, conota como negativa a atuação da mídia e sua condição manipuladora nas sociedades ocidentais.
A influencia da cultura de massa
A cultura de massa e posteriormente Industria Cultural é um termo desenvolvido por Theodor W. Adorno e Max Horkheimer na Escola de Frankfurt que serviria como