Comunicação de Massa
A comunicação é influenciadora. A partir disso podemos observar toda a estrutura da comunicação de massa. Essa é uma reflexão necessária para entendermos a função e o funcionamento da comunicação dentro da sociedade massificada.
Com a migração da população rural para as cidades a sociedade moderna se concentrou em espaços considerados urbanos, essa concentração faz com que a ideia de massificação fique evidente. Hoje em dia é utópico pensarmos na sociedade não massificada ou em uma cultura de massa reversível, pois para reverter este aspecto seria necessário reatar laços tradicionais que foram substituídos por indivíduos automatizados, insensíveis aos valores coletivos. A sociedade capitalista visando o lucro e não mais somente a sobrevivência.
A cada dia que passa a globalização se aflora, a formas de comunicação estão mais rápidas e eficientes, o que se usa na América também é usado na Europa e pode ser usado em praticamente qualquer lugar do mundo, essa massificação mundial é muito positiva em relação à liberdade de troca de informação e liberdade comportamental, mas até quando? Pode ser positivo o fato de conseguirmos saber o que se passa no mundo, mas o individuo pode acabar sendo forçado pela sociedade a se adaptar e a seguir as regras impostas pela cultura de massa, me baseando na teoria crítica, acredito que até mesmo a cultura está industrializada, fazendo com que o consumo de cultura esteja ligado ao status, a indústria cultural também possui o poder de difundir ideais através de música, cinema, rádio e televisão, é nesse ponto que entra a mass midia, são os veículos de comunicação que informam e ditam as tendências e formas de comportamento atual, por mais original que o individuo se sinta, ele esta inserido na massa, nos mais diversos grupos, presenciais ou não, que buscam de alguma forma referências, seja na televisão ou na internet, a mass midia estará presente.
Cada vez mais o individuo se mantem recluso em espaços