Hipertexto
DISCIPLINA: Texto e Hipertexto na Educação
TUTOR: Thagnani Reis Do Carmo Ferreira
DATA: 28/10/2014 TAREFA: Texto Dissertativo
O Conceito de hipertexto e as possibilidades de aprendizagem
Se pensarmos na relação do conhecimento com a organização do nosso pensamento, percebemos uma semelhança com a ideia de hipertexto. O objetivo aqui é compreender essa semelhança, a presença de hipertextos no cotidiano e sua relação com o processo de aprendizagem. Durante nosso processo escolar, lidamos com diversos tipos de textos, no entanto, há uma modalidade que surge com as novas tecnologias que nos possibilita a reflexão de uma nova possibilidade de escrita e principalmente, uma nova possibilidade de aprendizagem.
Entender o que é o hipertexto é perceber as diferenças entre a linearidade de um livro (ou de um texto comum) e as variadas possibilidades de conexão e aprendizagens de um texto não sequencial e não linear, que possui em seu design, links, janelas, imagens ou outros textos que dão a esta aprendizagem, um formato tecnologicamente mais completo e mais interessante para o leitor. (BREGA, J.L.B.S.; MOZZER, L.D.; LAURO, S.S.F.; p. 4)
Se refletirmos a organização do nosso pensamento, mesmo quando estamos lendo um texto linear, percebemos que durante a leitura, nosso cérebro faz conexões, acessa “links” mentais, estabelece relação com outros conteúdos, ou seja, é comum do nosso modo de pensar, uma organização em rede, que estabelece conexões. Sendo assim, o hipertexto vem a esse encontro, uma vez que o leitor é o protagonista, ele faz as escolhas de links que facilitará a compreensão do que está lendo, facilitando assim, sua aprendizagem.
Estamos chegando à forma de leitura e escrita, mais próxima do nosso próprio esquema mental: assim como pensamos em hipertexto, sem limites para a imaginação, a cada novo sentido dado a uma palavra, também navegamos nas múltiplas vias que um novo texto abre, não mais