Hipertensão
Hipertensão arterial ocorre quando a pressão sanguínea nos vasos mantém-se elevada, acima dos níveis considerados normais, ou seja, além da pressão que o organismo suporta.
Isto quer dizer que a pressão elevada pode acarretar uma série de alterações no corpo humano, podendo ser vistas em muitos órgãos. É uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos, e os sintomas costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. E apesar disso, esta “Inimiga Silenciosa”, aumenta o risco de a pessoa ter um infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), insuficiência cardíaca, insuficiência renal e comprometimento da visão por lesões na retina. Esta é uma doença de grande importância, pois estima-se que 15% a 20% da população brasileira adulta possa ser considerada hipertensa, podendo ocorrer também em crianças e adolescentes.
Existem alguns fatores que aumentam a chance de uma pessoa ter hipertensão arterial, dentre elas temos:
OBESIDADE
SAL (cloreto de sódio)
FALTA DE EXERCÍCIO
COLESTEROL ELEVADO
BEBIDAS ALCOÓLICAS
STRESS
HERANÇA GENÉTICA
IDADE E SEXO
ETNIA
TABAGISMO
A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas, além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes e diminuir o risco de complicações