hipertensão
Responda o questionário com base no prontuário realizado em sala de aula
Glaucia Dellaqua Crepaldi 121204162.
Maycon Rodrigo Tomé.
1) Ao observar que a paciente foi encaminhada para procedimento de revascularização e que na internação fazia uso de medicamento hipolipemiante, na alta, não foi prescrito esse medicamento. Esta conduta está correta? Justifique sua resposta.
Esta conduta está errada, deveria ter sido prescrito o uso de estatina visto que tal paciente deve tomar a droga hipolipemiante por toda a vida.
2) Após procedimento de angioplastia, o cardiologista responsável pelo caso prescreveu a associação de ticlopidina 250 mg por via oral 2 vezes ao dia e AAS 200 mg por via oral no almoço. Esta correta esta associação? Justifique.
Sim. Segundo as diretrizes, quando o paciente passa por procedimento de angioplastia, essa associação de dois antiplaquetários de mecanismo de ação diferentes é obrigatória. Geralmente é feita a associação de ticlopidina (bloqueia receptor ADP) ou clopidogrel (bloqueia receptor de glicoproteina) com o AAS, e o paciente só não vai usar o AAS se ele apresentar reação alérgica ao mesmo.
3) A dose preconizada para o AAS neste paciente esta de acordo? Justifique.
Sim, porque em doses baixas – abaixo de 365mg – a droga tem efeito antiplaquetário por reduzir a formação de tromboxano, o qual induziria agregação plaquetária.
4) Após procedimento de angioplastia, o médico prescreveu Verapamil 80 mg 1 comp. Via oral de 12/12 horas. Sendo assim, qual o motivo para essa prescrição? E quais os ajustes necessários na terapêutica em relação às drogas usadas?
Dado que a paciente tem arritmia, foi retirado o Ancoron (amiodarona), em lugar do qual foi colocado o Verapamil (bloqueador de canal de cálcio não diidropiridina – bloqueia canal de cálcio especialmente no coração, causando efeito cronotrópico e inotrópico negativo, o que explica seu uso como antiarrítmico).
No momento em que