Hipertensão
Hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Um adulto jovem é considerado hipertenso quando a sua pressão sanguínea for de valor igual ou superior a 140/90 mmHg. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica).
Causas/Fatores de risco
A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:
- Fumo
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Estresse
- Grande consumo de sal
- Níveis altos de colesterol
- Falta de atividade física
- Diabetes
- Sono inadequado.
Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da hipertensão aumenta com a idade. Isso porque com o passar do tempo as nossas artérias começam a ficar envelhecidas, calcificadas, perdendo a capacidade de dilatar - é chamado de vasos menos complacentes. Com isso a hipertensão arterial é mais fácil de acontecer - cerca de 70% dos adultos acima dos 50 ou 60 anos possuem a doença.
Principais características, capacidades e necessidades das populações com estes problemas de saúde
O indivíduo hipertenso pode possuir características como hostilidade, ansiedade, agressividade, pode ser uma pessoa introspetiva, com dificuldade em lidar com as próprias emoções.
Estas pessoas têm capacidades normais tendo de ter, por sua vez, alguns cuidados especiais como por exemplo a alimentação em que terão de evitar o consumo de sal, gorduras de animais, açucares, doces e fritos. Devem consumir alimentos ricos em fibra como frutas,