Hipertensao
Grupo: Pedro Amaral, Pedro Tibal, João Víctor, João Marcelo, Gabriel Gomes.
Professor (a): Beatriz
Data: 29/ 04/ 2015
Definição: A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
Causa: A hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos. Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Entretanto, há vários outros fatores que influenciam os níveis de pressão arterial, entre eles:
Fumo Consumo de bebidas alcoólicas Obesidade Estresse Grande consumo de sal Níveis altos de colesterol Falta de atividade física Diabetes Sono inadequado
Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da hipertensão aumenta com a idade. Isso porque com o passar do tempo nossas artérias começam a ficar envelhecidas, calcificadas, perdendo a capacidade de dilatar - são chamados de vasos menos complacentes. Com isso a hipertensão arterial é mais fácil de acontecer - cerca de 70% dos adultos acima dos 50 ou 60 anos possuem a doença.
Consequências: AVC (acidente vascular cerebral) Arteriosclerose Desempenho cerebral afetado Músculo cardíaco ficará mais denso Alargamento dos ventrículos Arritmia Ataque cardíaco Insuficiência renal os vasos sanguíneos se tornam rígidos e frágeis
Tratamento: A hipertensão não tem cura, mas tem