Resumo Grupo A Temperatura
Componentes: Teilor, Talles
Temperatura
É uma grandeza física que mensura a energia cinética de cada grau de liberdade das partículas de um sistema em equilíbrio térmico, ou seja, caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema por meio do agito de suas moléculas.
Os métodos de medição são divididos em 2 grupos, os de contato direto e indireto.
Tipos de Sensores para medição no método direto
Termômetro
de dilatação Volumétrica: São baseados no fenômeno de dilatação aparente de um líquido dentro de um recipiente fechado.
Termômetro
Bimetálico:
A
operação deste tipo de termômetro se baseia no fenômeno da dilatação linear dos metais com a temperatura. Na prática a lâmina bimetálica é enrolada em forma de espiral ou hélice, o que aumenta mais ainda a sensibilidade do sistema. O termômetro mais usado é o de lâmina bimetálica helicoidal. Termômetro de resistências: O princípio de medição de temperatura por meio de termômetros de resistência, repousa essencialmente sobre a medição de variação da resistência elétrica de um fio metálico em função da temperatura. A relação matemática entre a resistência de um condutor e sua temperatura é dada pela fórmula aproximada:
A exatidão dos termômetros de resistência, quando corretamente instalados, é grande, pode atingir a
±0,01ºC. Normalmente as sondas utilizadas industrialmente apresentam uma precisão de ± 0,5ºC. No Brasil usa-se normalmente a norma DIN-IEC 751/85 que estabelece para termômetros de resistência de platina o valor de 100,00Ω a 0ºC, e de 138,50Ω a 100ºC. Este sensor chama-se PT100. As principais características são: ótima estabilidade, resposta rápida, maior precisão, saída linear entre outros.
Termopares: O funcionamento dos termopares é baseado no Efeito de Seebeck. Embora praticamente se possa construir um termopar com qualquer combinação de dois metais, utilizam-se apenas algumas combinações normalizadas, isto porque possuem tensões de saída previsíveis e suportam grandes