celulas-tronco
Introdução
1. Celulas tronco
As células-tronco São células indiferenciadas, que não possui função determinada nos tecidos, com capacidade de se multiplicar e manter-se indiferenciadas por muito tempo, porém ao receberem determinados estímulos utilizados pelos cientistas, diferenciam-se em células adultas com funções especificas nos tecidos. As células-tronco possuem a característica de divisão assimétrica, ou seja, enquanto dão origem a células precursoras que possuem capacidade de se diferenciar de forma restrita em um tecido determinado ( por exemplo do fígado, coração)elas também dão origem a células indiferenciadas originam a população de células-tronco.
Células-tronco possuem três características principais que fazem com que elas sejam diferentes das demais células do organismo, pois são células indiferenciadas e sem especialização, podem se multiplicar e ao mesmo tempo continuar indiferenciada por altos períodos de tempo, dando origem a um número muito maior de células iguais a elas, e tem capacidade em de se diferenciar em um tipo de celular de um determinado tecido humano.
Como podemos observar, estas células possuem uma grande potencialidade no corpo humano.
Os primeiros estudos com as células tronco iniciaram-se nos anos 60, mas somente nos anos 70, houve um aprofundamento desses estudos.
Sua definição, segundo Drª Mayana Zatz médica Geneticista da USP¹, é que estas são as células que possuem capacidade de auto-replicação ou seja, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.
As primeiras células do organismo humano são células com capacidade de gerar, através de um processo chamado divisão mitótica simétrica, células idênticas a ela, ou através de um processo chamado divisão mitótica assimétrica, células especializadas que darão origem as células que comporão os órgãos do corpo.
A partir