Higienização
Como são realizadas as operações de móveis, instalações, equipamentos e utensílios:
Diariamente e sempre que necessário são realizadas as operações de limpeza e, quando for o caso, de desinfecção. São levadas em considerações as características específicas de cada área:paredes, teto, piso, bancadas, pias, prateleiras, equipamentos e utensílios.
Piso, rodapés, ralos e lixeira: Devem ser feito a limpeza diariamente. Paredes, telas,lixeiras, portas e janelas: Devem ser feito a limpeza semanalmente.
PROCEDIMENTO:
Retirar os resíduos e toda sujeira visível;
Umedecer o local em solução de detergente e esfregar conforme a características das superfícies;
Retirar as incrustações com produtos específicos;
Enxaguar e retirar o excesso de água;
Sanitizar com solução clorada 200ppm.
Na higienização de equipamentos (como liquidificadores, batedeiras, multiprocessadores e outros): É imprescindível desligá-los da tomada antes de iniciar o processo de higienização, depois segue o desmonte e inicia a limpeza com detergente e esponja enxaguando em água corrente (quando possível) ou retirando com pano limpo umedecido. A desinfecção é realizada borrifando ou emergindo em solução clorada 200ppm deixando secar naturalmente.
Outras partes fixas devem ser higienizadas a seco, como fios e tomadas, finalizar com álcool
Panela: Retire os alimentos das panelas.
Lavar bem as panelas de alumínio com esponja dura e sabão de coco ou detergente;
Secar imediatamente para prevenir manchas de água;
Para retirar manchas: Encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã.
Para clarear e eliminar fundos queimados: Colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear.
Pratos, travessas, xícaras e os talheres de mesa:
São lavados com