Adminstração
Passo 02
O tempo é sem sombra de duvidas um fator diretamente proporcional ao valor do dinheiro. E que, quanto maior o periodo, maior serao as influencias.
Dizemos, portanto, que o valor de uma quantia monetária recebida, ou paga, varia no tempo e quando fazemos uma análise econômica, esse é um aspecto importante.
O valor econômico associado a desembolsos ocorridos em épocas diferentes, geralmente têm valor econômico diferentes, ainda que correspondam à mesma quantia monetária e não haja inflação.
Um dos efeitos mais importantes da inflação é o facto de reduzir o valor do dinheiro com o passar do tempo. Genericamente falando, quando os preços sobem, o rendimento das pessoas perde o seu poder de compra .Esta perda do poder de compra afecta não só os consumidores e os agregados familiares, como tem também consequências para as empresas e governos.
Outra das consequências da inflação elevada ou das expectativas de inflação elevada é o facto de as pessoas têm menos propensão para poupar dinheiro para o futuro.. Neste caso, as pessoas que poderão, na realidade, pretender poupar para o futuro preferem, na prática, gastar o seu dinheiro agora.
Há tres razões pelas quais o valor do dinheiro diminui ao longo do tempo: inflação, risco e preferência pela liquidez. * Inflação – refere-se ao aumento geral de prços na economia. * Riscos - ou incerteza acerca do futuro, tambem causa um declínio no valor do dinheiro. * Preferência pela Liquidez – preferem manter o dinheiro em caixa para uma eventual emergencia do que comprometer fundos em ativos de rendimentos futuros.
É que o conjunto de oportunidades de uso do dinheiro recebido mais cedo, geralmente, é maior. Conseqüentemente, se aplicarmos uma quantia de dinheiro numa data A anterior à uma outra data B, podemos tirar partido de alguma oportunidade de aplicação do dinheiro entre A e B para chegarmos a B com uma quantia maior do que o que teríamos se só recebêssemos a quantia em B.
Os