Ferro
Objetivo
Determinar de forma indireta a pureza do ferro presente na palha de aço.
Resultados
Questões: 1- Calcular o volume de gás oxigênio na CNTPs necessário para reagir com todo o ferro da amostra.
Resposta: O volume de oxigênio necessário para reagir com todo o ferro da amostra é de de O2. 2- Calcule o volume de óxido de ferro que deveria ter se formado.
Resposta: A massa de dióxido de ferro que deveria ser formada é
3- Determine a pureza do ferro que você utilizou.
Resposta: O ferro utilizado possui de pureza.
4- Determine o número de moléculas de ferro que realmente reagiram.
Resposta: O número de moléculas que realmente reagiram é
5- Como se produz ferro e quanto o Brasil produz de ferro pro ano?
O processo para obtenção do ferro consiste na redução de seus óxidos (Fe3O4, Fe2O3, FeO(OH) e FeCO3), a uma alta temperatura utilizando os altos fornos e a queima de carvão como fonte de calor, e como fonte de espécies redutoras, que convertem os óxidos em ferro fundido. Neste processo há a adição de carbonato de cálcio para remoção de impurezas.
Apesar da adição de carbonato de cálcio, o ferro fundido ainda contém uma “contaminação’’, onde cerca de 3% de sua massa é carbono, além de conter vestígios de enxofre, silício, manganês e fósforo. Esse ferro é a matéria prima para o aço, além de ser utilizado para formar ligas metálicas.
A produção de ferro mais puro, é importante em aplicações mais específicas e pode ser obtido através da eletrólise, reduzindo o óxido ou o hidróxido com hidrogênio ou ainda por formação de um carbonilo de Fe(CO)5, seguido da decomposição térmica do composto.
A produção anual de ferro no Brasil no ano de 2010 foi de 43,5 milhões de toneladas.
Conclusão
Através do experimento foi possível concluir a pureza do ferro presente na palha de aço. Como esperávamos a porcentagem de pureza do material utilizado era baixa não