Casa ecológica
INSTITUTO SUPERIOR TUPY
ECV - 351
CASA ECOLÓGICA
Andrieli Heloisa
Cristiane Damer
Marcos José
Marcos Rodrigo
Joinville
2010
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. A CASA AUTO SUFICIENTE 4 2.1 Bioconstrução 4 2.2 Poupança Energética 5 2.3 Ecologia 6 3. Energia Alternativa ou Renovável - Solução Sustentável 6 3.1 Energia Renovável 9 4. CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO O calor intenso nos primeiros meses do ano provocou consumo de energia recorde em residências em todo o país. Como tornar os lares mais sustentáveis, de modo a evitar gastos extras e contribuir também para reduzir os impactos no meio ambiente, sem perder conforto e qualidade de vida? R: Tornar as residências mais eficientes, agradáveis e com melhor qualidade de vida. Uma residência sustentável deve atender três aspectos: econômico, social e ambiental - o Triângulo da Sustentabilidade. Para uma residência ser sustentável ela deve ser economicamente viável para o seu morador, permitindo que sua manutenção tenha um custo baixo e que pela existência dos itens de sustentabilidade o preço de revenda seja maior que um imóvel convencional. Consciente da importância de se usar tecnologias alternativas que reduzam o custo final de uma obra, e de se trabalhar de forma global as questões sociais, de cidadania e a preservação do meio ambiente, que buscamos atender, de forma econômica e criativa, o problema da habitação, utilizando materiais de matéria-prima natural.
2. A CASA AUTO SUFICIENTE As casas ecológicas têm de ter em conta a orientação da construção, do terreno e da natureza que o rodeia, e devem ser criadas para serem auto-suficientes.