Higiene, segurança e qualidade de vida
1833 palavras
8 páginas
Higiene, Segurança e Qualidade de Vida Os estudos iniciais das relações humanas no trabalho, bem como a influência do ambiente no resultado e produtividade, tiveram início com os estudos de Elton Mayo que se opunha a Teoria Clássica da Administração. A Teoria das Relações Humanas teve como origem a necessidade de humanizar e democratizar os conceitos rígidos da Teoria Clássica aliado ao desenvolvimento das ciências humanas como sociologia e psicologia. Os estudos que Mayo dirigiu em Hawthorn (1927 a 1932) concluíram que um clima constantemente sadio elevava a moral dos administradores junto aos funcionários e alavancava a produtividade. Muita evolução houve desde então e o ser humano passou a ser visto como um elemento importante e estratégico na operação, separando-o das máquinas que são operadas. Aos poucos, os conceitos que veremos abaixo, foram entrando e fazendo parte da gestão estratégica de pessoas, que é mantida e executada com total importância por todas as empresas que conhecem o peso e os ganhos que estas atitudes trazem ao negócio.
“O ambiente de trabalho se caracteriza por condições físicas e materiais e condições psicológicas e sociais.”
Função do gerente de RH
Assegurar um local de trabalho livre de riscos desnecessários e de condições ambientais que possam provocar danos à saúde física e mental das pessoas.
Higiene do Trabalho
A higiene do trabalho pretende garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: o homem e seu ambiente de trabalho.
Programa de Higiene do Trabalho
Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: 1.