Higiene Ocupacional
R: A disciplina de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos.
2 - Fale sobre as áreas de interação, segundo seu entendimento.
R: Medicina ocupacional — interação evidente e mais forte, não há como desempenhar qualquer das disciplinas sem dialogar com o profissional da outra.
Área de gestão ambiental — interação importante, pois os mesmos agentes já citados podem extrapolar o âmbito ocupacional (ambientes onde há trabalhadores expostos), tornando-se um problema de meio ambiente e comunidade (Exemplos: ruído, contaminantes presentes em resíduos, emissões).
Ergonomia — como também é eminentemente multidisciplinar, a ergonomia apresenta várias interações, pois os mesmos agentes ambientais que significam risco na higiene serão fatores de desconforto na ergonomia (ruído, calor, iluminação). Não se deseja aqui limitar a ergonomia à questão do conforto, pois há outras inadequações ergonômicas que geram doenças, mas evidenciar com os exemplos dados a interdisciplinaridade que existe.
3 - Quais os aspectos básicos da HO - Higiene Ocupacional e por que são importantes?
R:Antecipar, Reconhecer, Avaliar, Controlar riscos.
Antecipar, envolve identificar os risos potenciais nos locais de trabalho antes que eles aconteçam.
Reconhecer, envolve identificar o risco potencial que um agente químico, físico, biológico ou uma situação ergonômica adversa representa para a saúde.
Avaliar, em forma simples, é poder emitir um juízo de tolerabilidade sobre uma exposição a um agente ambiental.
Controlar Riscos, adotar medidas de engenharia sobre as fontes e trajetória do agente, atuando sobre os equipamentos e realizando ações específicas de controle, como projetos de ventilação industrial;
Intervir sobre operações, reorientando-as para procedimentos que possam eliminar ou reduzir a exposição;
Definir ações de controle no indivíduo, o que inclui, é claro — mas não está limitado —, a proteção individual.
4 -