Higiene ocupacional
HIGIENE OCUPACIONAL
A OIT estabeleceu em 1998 a definição abaixo:
“Higiene Ocupacional é a ciência da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de fatores de riscos que ocorrem no local de trabalho ou dele provém, e podem prejudicar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, também levando em consideração o possível impacto nas comunidades adjacentes e no meio ambiente em geral”.
Fonte: Enciclopédia de saúde e segurança ocupacional,
OIT, Genebra 1998, Berenice Coetzer
A ABHO adota a definição abaixo desde 18/04/2009:
“Higiene Ocupacional é a ciência e a arte dedicada ao estudo e ao gerenciamento das exposições ocupacionais aos agentes físicos, químicos e biológicos, por meio de ações de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle das condições e locais de trabalho, visando à preservação da saúde e bem estar dos trabalhadores, considerando ainda o meio ambiente e a comunidade”.
PERFIL DO HIGIENISTA OCUPACIONAL - HO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
1 - Formação Básica, Curso Superior em Ciências Exatas, Médicas ou Biomédicas, conforme curso devidamente aprovado pelo Ministério de Educação do Brasil.
Observações: Esses cursos incluem a formação em grau superior de diversas especialidades, tais como: Engenharia,
Bacharelados em Química, Física, Biologia, Farmácia e Bioquímica, formação em Medicina, Enfermagem e outras especialidades que contemplem em sua formação uma sólida base em ciências exatas ou biomédicas.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HO PARA PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO SUPERIOR
Objetivos do curso:
•Formar profissionais especializados em HO para que atuem na área e complementem as ações de um programa de Higiene Ocupacional nas empresas.
•Habilitar e especializar esses profissionais nas disciplinas práticas complementares da HO, que permitam sua dedicação à pesquisa científica e aplicada à prevenção das doenças ocupacionais nas mais diversas áreas de atuação, seja essa de ensino superior ou na