Hieronymus Bosch
Nome: Jeroen van Aeken, cujo pseudônimo é Hieronymus Bosch.
Local de nascimento: Holanda, cidade de Hertogenbosch (1450 - 1516).
Movimento artístico: Renascimento (pintura)
Principais influências: Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürer.
Quem influenciou: Ele também pode ser considerado precursor do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí. Pieter Brueghel também foi influenciado pela arte de Bosch e produziu vários quadros em um estilo semelhante.
Biografia: Nascido na cidade de Hertogenbosch, conhecida como "pequena Roma" por ser pólo religioso dos Países Baixos, Jeroen van Aeken adotou a assinatura Bosch por derivação da terminologia do nome de sua própria terra natal. Era católico romano ortodoxo. Não existem documentos que comprovem trabalhos do pintor fora de sua cidade, provavelmente, toda a sua obra foi produzida no mesmo local. Iniciou-se na pintura na oficina de seu pai (ou de um tio) que também era pintor.
Segundo dados especulativos, Bosch tinha forte inclinação para os assuntos relacionados às ciências ocultas e conhecimentos sobre sonhos e alquimia. Isso fez com que sofresse perseguição pela Inquisição da Igreja Católica. Muitas de suas obras foram destruídas e queimadas por motivos religiosos. A grande abundância de pinturas de Bosch na Espanha é explicada pelo fato de um dos mecenas mais importantes da época, o rei espanhol Filipe II ter colecionado avidamente suas obras. Bosch é considerado o primeiro artista fantástico justo por exaltar a fantasia e o delírio imagético.
Características da obra: Pode-se deduzir pelo caráter diferenciado de sua pintura que pertenceu ao período do Renascimento (século XV) simplesmente porque nasceu e trabalhou nesse período, mas foi um pintor fora de seu tempo. Seus quadros exibiam cenas de inspiração religiosa e notadamente cristãs traduzidas aos modos de alucinações ilustrando um mundo às