Hieronymus Bosch
TRABALHO DE ARTES
Anápolis
2014
ZAIANE DA SILVA SOARES
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 2
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 2
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 2
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 2
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 2
3 CONCLUSÃO 2
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS (OPCIONAL) 2
REFERÊNCIAS 2
APÊNDICES 2
APÊNDICE A – Modelo do Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 2
ANEXOS 2
ANEXO A – Título do Anexo 2
ÍNDICE 2
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
1.0 – Biografia Hieronymus Bosch(El Bosco)
O seu verdadeiro nome era Jheronimus (ou Jeroen) van Aken. Ele assinou algumas das suas peças como Bosch, derivado da sua terra natal Hertogenbosch. Na Espanha e também conhecido como El Bosco. Sabe-se muito pouco sobre sua vida, a não existência de documentos comprovativos de o pintor ter trabalhado fora de Hertogenbosh levam a que se pense que Bosch tenha vivido sempre na sua cidade natal, aí se terá iniciado nas lides da pintura na oficina de seu pai (ou de um tio), que também era pintor.
Foi especulado, ainda que sem provas concretas, que o pintor terá pertencido a uma das muitas seitas que na época de dedicavam às ciências ocultas. Daí teria adquirido inúmeros conhecimentos sobre os sonhos e a alquimia, tendo-se dedicado profundamente a esta última, por essa razão Bosch teria sido perseguido pela Inquisição, sua obra também sofreu a influência dos rumores do apocalipse, que surgiram perto do ano 1500.
Existe registro de que em 1504 “Filipe o Belo” da Borgonha encomendou a Bosch um altar que deveria representar o Juízo final, o Céu e o inferno. A obra atualmente perdida sem unanimidade julga-se que um fragmento da obra corresponde a um painel em Munique, valeu ao pintor o reconhecimento e varias