Documento 5
Jeroen van Anthoniszon Aken, mais popularmente conhecido como Hieronymus Bosch foi um dos grandes mestres da pintura e talvez um dos mais instigantes. Sim, totalmente instigante. Seu universo delirante incitou demasiadas explicações; Seria ele um completo herege ou um homem profundamente religioso. A falta de informações acerca de sua vida e obras, contribui ainda mais para essa aura de mistério que o envolve.
Perseguido pela Inquisição, devido ao pensamento dessa de que ele pertenceria a uma das muitas seitas secretas dedicadas ás ciências ocultas, adquirindo conhecimento sobre sonhos e alquimia. Teve muitas das sua obras destruídas por motivos religiosos, restando cerca de 40 pinturas genuínas .
Bosch nasceu e trabalhou na era do Renascimento, considerado do gótico flamengo ou Renascimento nórdico, um grupo de pintores cujas obras seguiram o estilo do gótico internacional, originário das
Iluminuras incorporando o ápice da Idade Média e a transição para o Renascimento. Caracterizavamse pela descrição minuciosa da natureza, pela iconografia religiosa e simbologia complexa em cenas religiosas e pequenos retratos. No entanto, Bosch era muito mais, era um visionário,uma simples visualização em suas obras não é suficiente para completar o universo criado por ele, rico em detalhes, que incitam a mente humana.
Biografia
Segundo o biógrafo Jan Mosmans, o pintor teria nascido no ano de 1453 em 's-Hertogenbosch, no
Brabante (área hoje correspondente ao norte da Bélgica), porém nenhum documento confirma a data.
Nasceu na casa de seu avô com o nome de Jheronimus van Anthoniszoon Aken, sendo "Aken" indicativo de que seus ancestrais viriam de Aachen, na Alemanha, e passou a maior parte da vida na sua cidade natal ou arredores. Na verdade, há pouca documentação que permita remontar informações a respeito da vida de Bosch,e pouco se sabe a respeito dela e da personalidade do pintor. A maioria dos estudiosos situa o nascimento de Bosch entre 1450 e 1460. A estimativa