Documento 5
Trabalho Individual
1) Descreva, resumidamente, as origens dos solos e os fatores que controlam a sua formação. A origem imediata ou remota de um solo é sempre a decomposição das rochas por intemperismo. Entende-se por intemperismo o conjunto de processos que ocorrem na superfície terrestre que ocasionam decomposição dos minerais das rochas pela ação de agentes atmosféricos e biológicos. Pode ocorrer que um solo retorne à condição de rocha, em um processo chamado de litificação, que, se for muito intenso, formará rochas metamórficas. Os fatores que mais influenciam na formação dos solos são: clima, o tipo de rocha, a vegetação, o relevo e o tempo de atuação destes fatores. Dentre estes destaca-se o clima. A mesma rocha poderá formar solos completamente diferentes se a decomposição ocorre sob clima diferente. Por outro lado, diferentes rochas podem formar solos semelhantes quando a decomposição ocorre em clima semelhante. Pode-se dizer que, sob o mesmo clima, a tendência é formar-se o mesmo tipo de solo ainda que as rochas sejam diferentes.
Para a área de construção civil, o solo recebe nomenclaturas diferentes de acordo com acamada que se encontra. São elas: Camada superficial, solo residual, solo de alteraçãode rocha e rocha. Cada camada tem suas especificações e particularidades.O solo superior fica com os grãos mais grosseiros como areia e humus em quantidadesvariáveis. Logo abaixo dele há uma acumulação dos materiais lixiviados da primeiracamada e um aumento do teor de argila. E ainda, abaixo desse já o permite oreconhecimento do material de origem e geralmente apresenta manchas dedescoloração.Ar, água, matéria orgânica e minerais são as principais partes da composição do solo, osquais farão total diferença em uma construção civil pois grande parte das obras esta emcontato com o solo ou depende dele.
Estudar o solo é saber se uma fundação estáadequada a um dado solo argiloso qua há uma maior plasticidade, ou se a construção deuma