Hieronymus Bosch
BIOGRAFIA
Jeroen van Aeken ou Hieronymus Bosch, nasceu em ‘sHertogenbosch na Holanda no dia 9 de Agosto de 1516.
Bosch foi um pintor e gravador Holandês dos séculos XV e
XVI. Sabe-se muito pouco sobre a sua vida. A não existência de documentos comprovativos de o pintor ter trabalhado fora de 's-Hertogenbosch levam a que se pense que Bosch tenha vivido sempre na sua cidade natal. Foi contemporaneo aos alemães Martin Schongauer, Matthias
Grunewald e Albertcht Durer.
Auto-Retrato
Bosch foi perseguido pela Inquisição sob acusação de pertencer a uma das seitas que na época, se dedicavam às ciências ocultas, reunindo conhecimentos sobre alquimia e sonhos.
O ilusionista
OBRAS
Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.
O concerto no Ovo
Serviu-se de todas as técnicas de cor, luz e sombra do Renascimento, mas sua temática foi baseada na mente e comportamentos humanos.
Sua pintura mergulhou na alma humana. Esses temas só foram abordados por outros pintores muito mais tarde, no início do século XX.
Carroça de Feno
RELIGIÃO
Bosch criou uma série de composições, fantásticas e diabólicas em que apresentou, um tom satírico e moralizante, os pecados e os medos de cunho religioso da época, do homem da idade média.
Adoração dos Reis Magos
Muitas de suas obras são meio-humanas, meio-animais, demônios mesclados com figuras humanas num ambiente imaginário.
Suas figuras representam o mal, as tentações, obras alegóricas de textos bíblicos, a cobiça do ser humano e suas consequências. Seu Universo era habitado por monstros, mulheres deformadas, massas delirantes e descontentes.
ANÁLISE DAS OBRAS:
O tríptico O Carro de feno (1450-1516), descreve manifestações críticas da vida europeia em um período de transição dividido entre