Hierarquia
Atualmente, as empresas procuram diminuir a intensidade da escala hierárquica, para mostrar que cada funcionário tem sua importância dentro da organização, independe do nível hierarquico que se ocupa, com o objetivo de enfatizar o trabalho em equipe e não criar rivalidades. Apesar da diferença entre eles, os grupos devem estar interligados, pois em parte, dependem um do outro.
Essa dinâmica reforça a idéia de hierarquia em geral, abordado a hierarquia de necessidades de Maslow.
Maslow organizou as necessidades humanas em uma pirâmide hierárquica, onde na base da pirâmide se encontram as necessidades básicas, aquelas que precisamos para sobreviver como comer, dormir ou respirar; no 2° degrau estão as necessidades de estabilidade, necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida; necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de amizade ou de pertencer a um grupo, necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos; Necessidades de autorealização: no topo da pirâmide se encontra aquilo que buscamos ter ou realizar.
Essa pirâmide São as necessidades humanas que geram em nós a motivação necessária para agirmos, despertando o melhor de nós. Um profissional motivado tem um rendimento melhor, executa suas tarefas com afinco e espelha outros colaboradores a produzir da mesma maneira, respeitando a hierarquia da empresa e contribuindo com resultados mais satisfatórios para a organização.
Quando motivados, os profissionais, mesmo em situações de conflito ou desafio, conseguem focar no positivo, refletindo sobre seus