Hidráulica
Denominam-se condutos forçados ou condutos sob pressão, as tubulações onde o líquido escoa sob uma pressão diferente da atmosférica. As seções desses condutos são sempre fechadas e o líquido escoa enchendo-as totalmente; são em geral de seção circular, porém, em casos especiais, como nas galerias das centrais hidrelétricas ou nos grandes aquedutos, são utilizadas outras formas.
Os materiais utilizados na fabricação de condutos forçados são aço galvanizado, aço rebitado, aço revestido, aço soldado, chumbo, cimento amianto, cobre ou latão, concreto bem acabo, concreto ordinário, ferro forjado, ferro fundido, ferro fundido com revestimento asfáltico, madeiras em aduelas, manilhas cerâmicas, vidros e plásticos.
- Policloreto de Vinila Clorado (CPVC) - O CPVC é um material bastante utilizado em sistemas de combate a incêndio, assim como os comumente utilizados na alimentação de sprinklers, pois possui boa resistência à temperatura e é quimicamente inerte, o que é importante especialmente com relação à corrosão galvânica. Os produtos confeccionados com CPVC apresentam algumas vantagens, uma delas é a simplicidade de execução de suas instalações. Outra vantagem é que não transmite gosto nem odor à água, pois é produzido com material totalmente atóxico. Alia-se a isso o fato de demonstrar durabilidade e resistência à corrosão, como corrosão eletroquímica ou galvânica, devido a sua alta resistência aos ataques químicos das substâncias contidas na água, como cloro, ferro, flúor, etc.
-Ferro Fundido - O ferro fundido apresenta como principais características a resistência à corrosão, que confere uma grande resistência a ataques químicos e a temperaturas elevadas; apresenta projeto muito simples das juntas, eliminando quaisquer riscos de falha humana durante a montagem, gerando juntas completamente estanques e