Hidroponia
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS.
GRUPO DE PESQUISA MANEJO AGROECOLÓGICO DE PLANTAS NEOTROPICAIS
CCA 008: FISIOLOGIA VEGETAL1
Professor: Clovis Pereira Peixoto2
HIDROPONIA
Hidro = Água
Poneo = Trabalhar; sufixo Grego
Hidrocultura = Cultura dentro d’água; sufixo Latino.
A Hidroponia descreve qualquer método através do qual o crescimento de plantas não envolve o emprego do solo natural. Este método inclui a presença de elemento químico dissolvido em água.
Utilidade prática: Possibilidade de obter produção agrícola em áreas onde falte espaço físico e outras condições para cultivos tradicionais ou convencionais.
Vantagens: controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de manter o ambiente de cultivo sempre limpo.
Instalações: casas de vegetação; estufas cobertas com vidro ou plástico transparente; em campos abertos, mantidas em grandes tangues, com capacidade variável, quando a finalidade é comercial. Em casos de explorações em pequena escala, as plantas são mantidas em vasos ou pequenas caixas plásticas. Podem ser feitas ainda em residências em vasos de cerâmica contendo pedaços de “telha ou tijolo” no fundo para facilitar a aeração (pode ser outro material poroso).
É um ótimo método para se aprender os fundamentos da nutrição mineral das plantas e o seu crescimento. Os vários fatores nutricionais estão sob controle (luz, temperatura, umidade, elementos minerais, oxigênio, etc.), de modo que é possível observar o efeito devido à variação de qualquer um deles.
1
2
Disciplina ministrada nos Cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal do CCAAB/UFRB
Professor Dr. Associado I do Centro de ciências agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB
Praticamente toda a planta que se desenvolve no solo pode ser mantida em cultivo hidropônico (exceto arvores de grande porte).
Sistemas e métodos: Atualmente, os sistemas hidropônicos podem ser
classificados