hidroponia
Como se faz: corte duas garrafas pela metade
Você pode pintar as garrafas para evitar que a luz entre em contato com a solução nutritiva e raízes. (muitos acreditam que isso melhore o rendimento do sistema).
Esse método de hidroponia em garrafas pet funciona muito bem para plantas de pequeno porte como manjericão, salsinha, coentro, alface, rúcula e qualquer outra planta folhosa.
Deve se colocar um pedaço de pano de algodão no pescoço da garrafa. Esse pedaço de pano irá agir como um pavio e vai fazer o transporte da solução nutritiva até as raízes (O pavio vai puxar a solução nutritiva a partir do reservatório abaixo dele, e manter o meio de cultura úmido).
Mudas para hidroponia em garrafas pet:
Nesse sistema hidropônico em garrafas pet você pode compras as mudas em uma agropecuária. Pode comprar sementes e plantar no solo e depois transplantar para as garrafas ou plantar as sementes diretamente no substrato das garrafas pet. Se optar por plantar as sementes em suas garrafas pet cubra com filme plástico até germinar.
Solução nutritiva para hidroponia em garrafas pet:
A solução nutritiva deve ser comprada em uma agropecuária e fazer as misturas em casa.
A solução nutritiva deve ser adicionada na parte inferior da garrafa pet e tem de estar em contato com o pano que fará o transporte até o substrato e as raízes.
Substrato para hidroponia em garrafas pet:
O substrato é o meio aonde as raízes vão se desenvolver e absorver os nutrientes. Ele deve ser colocado na parte superior da garrafa pet onde será plantada a muda.
Nesse pequeno e simples sistema de cultivo hidropônico pode ser utilizado praticamente qualquer tipo de substrato. Dentre eles podemos citar fibra de coco, casca de arroz carbonizada etc. Eles são baratos e facilmente encontrados em agropecuárias.
AERAÇÃO OU AREJAMENTO DA SOLUÇÃO NUTRITIVA:
Como a absorção de nutrientes se dá contra um gradiente de concentração, isto é, a concentração da solução externa às