Hidrogênio
Balão volumétrico
Balança
Espátula
Béquer
Água destilada
Papel alumínio
Fio de cobre
Suporte vertical
Bacia com gelo
Pinça
Proveta
Termômetro
Filme plástico
Hidróxido de sódio
Desenvolvimento
Preparo da solução de hidróxido de sódio 5 mol L–
Primeiramente foram anotados os dados do rótulo do reagente hidróxido de sódio, em especial a sua pureza. Em seguida calculou-se a massa de hidróxido de sódio para produzir 50 mL de uma solução 5 mol L–1.
Pesou-se a massa calculada de hidróxido de sódio, e logo se dissolveu com água, adicionando-se lentamente o sólido à água.
Foi aguardada a solução esfriar até a temperatura ambiente, colocando-se o béquer em uma bacia com gelo. Transferiu-se a solução para um balão volumétrico, aferiu-se e homogenizou-se.
Procedimento
Recortou-se um pedaço de papel alumínio e pesou-se. Em seguida foi enrolado um pedaço de fio de cobre ao redor de um lápis, no formato de uma espiral. Após deixou-se sem enrolar cerca de 5 cm de fio de cobre, para servir de cabo e prendeu-se o papel alumínio na espiral de cobre.
Adaptou-se uma presilha a um suporte vertical, e foi prendido nessa presilha uma pinça para manter em posição vertical uma proveta de 100 mL. Colocou-se perto do suporte um béquer de 1000 mL com água de torneira, até cerca de dois terços de seu volume.
Em seguida pegou-se um termômetro e leu-se a temperatura do ar e mergulhou-se na água do béquer. Aguardou-se alguns minutos e foi lido a temperatura da água. Inclinou-se a proveta e derramou-se dentro dela solução de hidróxido de sódio 5 molL–
Com a proveta na mesma posição, encheu-se lentamente com a água destilada com o auxílio de uma pisseta. Então segurou-se pelo cabo da espiral de fio de cobre e foi colocado uns 3 cm no interior da proveta. Entortou-se o cabo de fio de cobre sobre a borda da proveta e prendeu-se, adaptando um filme plástico. Com a proveta deve completamente cheia, cobriu-se com o filme não