Hidrogenio
Disciplina: Farmácia
Profª: Luciana Protazio
Alunos:________________________________________________
________________________________________________
Relatório de Química Geral:
Produção de hidrogênio.
São Luís – Ma.
2010
INTRODUÇÃO.
A palavra eletrólise é originária dos radicais eletro (eletricidade) e lisis (decomposição), ou seja, decomposição por eletricidade.
Algumas reações químicas ocorrem apenas quando fornecemos energia na forma de eletricidade, enquanto outras geram eletricidade quando ocorrem. A eletrólise da água ocorre quando passamos uma corrente elétrica contínua por ela, desde que a tornemos condutora, pois a água pura não conduz corrente elétrica.
A eletrólise da água é uma maneira direta de obter hidrogênio e oxigênio no estado gasoso com elevado grau de pureza. Desses elementos àquele que apresenta maior aplicação prática é o hidrogênio, pois pode ser utilizado como, por exemplo, para hidrogenação de moléculas orgânicas, fabricação de semicondutores, produção e refino de metais de alta pureza.
O processo de eletrólise da água consiste na quebra das ligações da molécula de água por uma corrente elétrica que circula entre os dois eletrodos inertes em uma solução eletrolítica adequada. A reação global na célula é dada como:
Termodinamicamente esta reação requer uma diferença de potencial de 1,23 V e temperatura ambiente para qualquer valor de pH. O hidrogênio e o oxigênio são gerados quando é aplicada uma diferença de potencial maior que o potencial reversível de 1,23 V, dependendo da quantidade que se deseja obter; dos materiais eletrolíticos utilizados através de sua capacidade eletrocatalítica perante as respectivas semi-reações:
Cátodo
Ânodo
Hidrogênio
O hidrogênio é um elemento químico de símbolo H, número atômico 1 e de massa atômica 1. Na temperatura ambiente é um gás diatômico (H2) inflamável, incolor, inodoro, insípido e insolúvel em água, pertencente ao grupo 1.