hidrocraqueamento
http://sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/1285870/58/HidrogenacaoEDesidrogenacao.pdf http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/232/TCC%20FINAL%20-%20Katiane%20Sara.pdf http://www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/apostilas/petrobras/processos_de_refino.pdf
Processos de Conversão
Os processos de conversão são sempre de natureza química e visam transformar uma fração em outras(s), ou alterar profundamente a constituição molecular de uma dada fração, de forma a melhorar a sua qualidade, valorizando-a. Isto pode ser conseguido através de reações de quebra, reagrupamento ou reestruturação molecular.
Hidrocraqueamento
O hidrocraqueamento é um processo de hidrogenação de frações pesadas de petróleo,que são convertidas em produtos com menor massa molecular. Para que o processo seja economicamente viável são utilizados catalisadores de alta atividade para a produção de hidrogênio (UNICENP, 2002).
O processo de hidrocraqueamento é realizado sobre altas pressões parciais e tem como finalidade reduzir a deposição de coque sobre o catalisador; hidrogenar os compostos aromáticos polinucleados, facilitando sua decomposição; hidrogenar olefinas e diolefinas formadas no processo de craqueamento, aumentando a estabilidade química dos produtos finais, e proporcionam a hidrogenação e eliminação de compostos de enxofre e nitrogênio, tornando o processo menos poluente (UNICENP, 2002).
Os catalisadores usados no processo possuem simultaneamente características de craqueamento e de hidrogenação. Devido à severidade das condições reacionais, praticamente todas as impurezas, como compostos de enxofre, nitrogênio, oxigênio e metais, são reduzidos e eliminados dos produtos (MOREIRA, 2006). O processo de hidrocraqueamento se dá pela adição de hidrogênio à carga de alimentação, que passa por uma série de trocadores de calor para ser aquecida. Após este aquecimento a corrente entra no primeiro reator (leito fixo), que é constituído por múltiplas camadas de