POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 10 referência 11
INTRODUÇÃO Este trabalho trata das políticas sociais e dos direitos sociais no Brasil subordinados aos interesses das classes dirigentes.
Mostra suas estratégias para minimizar as marcas do capitalismo, a luta da sociedade em defesa dos direitos de cidadania que envolvem a constituição das políticas sociais.
Enfatiza a reforma constitucional e aborda aspectos relevantes antes e após a Constituição Federal de 1988, a compreensão da política social como direitos sociais e como se efetivaram na história do Brasil.
Neste contexto ressaltamos a importância da atuação do profissional do Serviço Social a partir da década de 1980 a sua luta em busca de um novo perfil profissional, tendo o seu marco propulsor o Projeto Ético Político .
Mediante a compreensão da dimensão política da profissão é que os Assistentes Sociais desenvolvem e utilizam instrumentos de trabalho de modo crítico, sendo capaz de fazer as devidas mediações de forma ética, conscientes das limitações profissionais e das possibilidades de se realizar conquistas e construir novas ações no cotidiano.
Importantes investimentos acadêmico – profissionais foram realizados no sentido de se construir uma nova forma de pensar e fazer o Serviço social, orientados por uma perspectiva teórico – metodológica apoiada na teoria social e em princípios éticos de um humanismo radicalmente histórico, norteadores da profissão no Brasil até os dias atuais.
1 DESENVOLVIMENTO
Políticas sociais são entendidas como a ação do Estado, porém não podem ser reduzidas as