Hidrorrefino
Introduçao
O Processo de hidrorrefino (HDR), também conhecido como hidroprocessamento ,consiste no tratamento de frações de petróleo com hidrogênio,na presença de um catalisador,sob condições operacionais definidas em função do objetivo dessa etapa do refino.
Subdivide-se em processo de Hidroconversão e de Hidrotratamento
Unidades de HIDROTATAMENTO(HDT): tem como finalidade melhorar as propriedades da carga a ser hidrogenada e proteger os catalisadores dos processos subseqüentes.. Trata-se de um processo catalítico de hidrogenação em condições severas de operação (temperaturas e pressões elevadas)Dentre as vantagens destaca-se : o melhor aproveitamento de cargas pesadas, a melhoria da qualidade do produto e a proteção ambiental, proporcionada devido à remoção de poluentes como o enxofre e o nitrogênio. vem cada vez mais ganhado força, sobretudo em função das novas exigências ambientais.
O investimento necessário à sua implantação é função da severidade requerida no processo e pode variar de US$ 200.000,00 a US$ 550.000,00.
HIDROCONVERSÃO(HC): é usado no processamento de cargas pesadas para produção de frações mais leves do que a carga, com melhoria da qualidade da fração não convertida.
- hidrocraqueamento moderado(MHC): empregado no preparo de cargas para o FCC,reduzindo os teores de enxofre,nitrogênio e metais,gerando uma carga mais suscetível ao craqueamento.a partir de uma carga de gasóleo convencional,podemos produzir grandes volumes de óleo diesel de excelente qualidade, sem gerar paralelamente grandes quantidades de gasolina
- hidrocraqueamento severo(HCC): usado na produção de derivados mais leves a paritr de gasóleos de vácuo ou mesmo de frações residuais; sob condições mais severas que o MHC.
VANTAGENS DO PROCESSO DE HIDRORREFINO (HDR)
Viabiliza o atendimento as crescentes exigências ambientais e de saúde ocupacional,pela redução de emissões e de toxicidade dos produtos
Melhora a qualidade