Lubrificantes
DISCIPLINA – PROCESSOS UNITÁRIOS DA INDÚSTRIA
LUBRIFICANTES
Trabalho realizado pelo aluno
Leonan de Almeida Nogueira, matrícula 091124054.
VASSOURAS
MAIO\ 2011
Introdução:
Automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, barcos, trens, aviões, além de um grande número de equipamentos motorizados tais como colheitadeiras, tratores e motosserras, destinados e adaptados aos mais diversos fins, adotando as mais variadas formas e modelos, todos tem algo em comum: dependem de lubrificação, em especial nos seus motores, para seu perfeito funcionamento.
Trocar o óleo lubrificante dos veículos é um ato dos mais corriqueiros e certamente a quase totalidade dos milhões de motoristas brasileiros já foi pelo menos uma vez a um posto de combustíveis ou oficina para esta finalidade. Apesar disto, poucas pessoas sabem dos riscos para o ambiente, para a saúde humana e até para a economia do país que o gerenciamento inadequado do óleo lubrificante usado que é retirado do motor do seu automóvel ou do equipamento pode causar, e que este resíduo é classificado como perigoso no Brasil e em vários países. Óleo lubrificante é um produto elaborado para cumprir a função principal de reduzir o atrito e o desgaste entre partes móveis de um objeto.
São também funções do lubrificante, dependendo da sua aplicação, a refrigeração e a limpeza das partes móveis, a transmissão de força mecânica, a vedação, isolação e proteção do conjunto ou de componentes específicos, e até a transferência de determinadas características físico-químicas a outros produtos.
Histórico:
Muito embora não haja completa acordo á origem do petróleo,existem algumas conclusões que podem ser consideradas definitivas.Desde que o petróleo é de natureza orgânica,matéria,ou material que possa se transformar em matéria orgânica,deve ter estado