Refino Petroleo
Dyane da Rocha Lima
ESTUDO DIRIGIDO – AULA 4
1. Um dos aspectos mais críticos em relação à qualidade do Querosene de Aviação e do Óleo Diesel é a presença de água. A água pode estar presente nos produtos a partir de diversas origens, tais como: umidade relativa do ar, temperatura, composição do produto e existência de agentes naturais surfactantes nos combustíveis. Sobre a presença de água nos produtos acima citados pergunta-se:
a) Por que se controla o teor de água do querosene de aviação no abastecimento das aeronaves? Que riscos a água pode apresentar na utilização do combustível no avião?
De acordo com a NR 6577 “Índice de Separação de Água - O índice de separação de água (MSEP) é um indicativo da facilidade de separação da água do Querosene de Aviação por coalescência que é influenciada pela presença de agentes surfactantes. Um alto valor de índice de separação de água (MSEP) revela que o combustível está isento de surfactantes e um baixo valor indica a presença de surfactantes que acarretam problemas nos filtros coalescedores. Quanto maior o valor do índice de separação de água melhor será o desempenho dos filtros coalescedores.” Portanto o risco da presença de água é principalmente a interação substâncias passíveis de reação com a água e que formam uma camada insolúvel na interface água /óleo de Aviação e também desenvolvimento de microrganismos que interferem no desempenho deste combustível.
b) Quais os principais impactos da presença de água no óleo diesel durante a etapa de armazenamento do produto em refinarias e terminais? Que medidas podem ser tomadas para minimizar a presença de água nestas situações?
O óleo Diesel é produzido de modo para que atenda a requisitos específicos de qualidade. Tais requisitos visam garantir que o produto permita o bom funcionamento dos motores, mantendo um baixo nível de emissão de poluentes. Os principais impactos da presença de água no óleo diesel é que a água junto