Hidratação
Os músculos e o cérebro são constituídos por aproximadamente 75% de água, o sangue e os rins cerca de 81%, o fígado cerca de 71%, os ossos cerca de 22% e os tecidos adiposos cerca de 20%.
A água transporta os nutrientes e remove os resíduos das células do corpo. A hidratação pode ser realizada por via oral ou intravenosa.
A maior parte da água no organismo se encontra no compartimento intracelular e proporciona o meio através do qual se realizam as funções metabólicas. Portanto, as modificações na quantidade de água intracelular afetarão gravemente a saúde do indivíduo.
Via de regra o compartimento intracelular é o último a alterar-se nas enfermidades (ou agravos com hemorragias) que se acompanham dos transtornos do volume do líquido corporal. A água extracelular que é mais lábil se divide em dois compartimentos o intersticial e o plasma.
O balanço ou distribuição dos líquidos nos compartimentos vascular, intersticial e celular depende de várias condições orgânicas a exemplo da temperatura, função renal, presença de eletrólitos em níveis adequados e patologias que sobrecarreguem o organismo na produção e eliminação de fluidos como nas diarreias ou expectoração entre outras condições.
A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO
Boa parte das reações relacionadas ao funcionamento de nosso corpo depende de líquidos, particularmente da água. As atividades físicas aumentam o calor do corpo, e a quantidade de suor serve de mecanismo para diminuir a temperatura. Há, então, uma perda de líquidos que pode ser maior conforme a intensidade do esforço. O líquido perdido