Hidratação
METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
Belo Horizonte
2012
1. INTRODUÇÃO
A água é o principal constituinte das células humanas e está presente em todos os processos fisiológicos e bioquímicos representando cerca de 95 % do plasma sanguíneo. É responsável por transportar oxigênio e nutrientes até as células, bem como os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos, regulação da temperatura corporal, lubrificante das articulações, funciona como excelente solvente e meio de suspensão, facilitando a eliminação das toxinas acumuladas no organismo através da urina, alem de participar das reações enzimáticas (como por exemplo, facilitando a digestão) (NOGUEIRA, 2010).
A distribuição de água corporal depende de vários fatores como idade, sexo e quantidade de gordura corporal. A água corporal encontra-se distribuída por todo o organismo, em dois tipos de compartimentos: o líquido intracelular (LIC) e o líquido extracelular (LEC) (ver tabela1) (IHS, 2008).
A água corporal é distribuída em água extra e intracelular. A água extracelular inclui, principalmente, água do plasma, linfa e secreções; a intracelular é a água contida dentro das células. Além dessas, há a água intercelular presente ao redor das células (PHILIPPI, 2008).
O líquido extracelular constitui cerca de 20% do peso corporal total. Consideram-se três tipos de líquido extracelular: o líquido intersticial (que se encontra nos espaços entre os tecidos), o plasma sanguíneo e o líquido transcelular (que inclui o líquido sinovial das articulações, o líquido cerebral, os líquidos intraoculares e os da cavidade peritonial, pleural e glandular) (IHS, 2008).
Tabela1 - Principais constituintes dos líquidos intra e extracelulares mmol/l Líquido intracelular Líquido extracelular
Na+ 10 142
K+ 140 4
Mg2+ 30 1,5
Cl - 4 100
PO4- 60 2
HCO3- 10 27
Ca2+ 0-1 2,5
Aminoácidos (g/dl) 40 5
Glicose