Heráclito de éfeso
Robson: “Nenhum homem pode banhar-se duas vezes em um mesmo rio, por que ao entrar pela segunda vez tanto o homem quanto o rio não permanecerão o mesmo.”. (explica) notem que tudo esta submetido ao movimento de constante transformação do meio natural, por isso não podemos repetir um processo que já vivenciamos, podemos até viver processos semelhantes, mas não iguais.
Paula: Heráclito desprezou a Plebe, suas obras foram independentes de movimentos ou escola, é um dos filósofos pré-socráticos e também autodidata de caráter enigmático é obscuro.
(explica)
Robson: “Tudo e feito pelo fogo e tudo se dissipa pelo fogo. Tudo esta submetido ao destino – o movimento, o devinir perpertuo de terminar tudo em armonia”.
(Esplicação) neste anaforismo defino o fogo com a energia de mudança, de cilco de vida que se direciona a sociedade e a natureza em suas diversas fases do evolução de ciclo da vida.
Paula: o mundo vivia em constante mudança o homem e o mundo mudavam costantemente ( com as aguas do rio) o mundo é um eterno fluir como um rio. Tudo flui ( pante rei obra dele sobre a natureza)
Robson: A minha doutrina da unidade dos contrários é talvez o aspecto mais original do meu pensamento filosófico. Nessa dualidade, que na superfície é uma guerra , mas no fundo é harmonia entre os contrários. Demostra minha caracteristica a Dualidade. Paula: Nos últimos anos da sua vida, ele passou a viver ainda mais isolado, nas montanhas, alimentando-se somente de plantas. Quando adoeceu, atacado por uma hidropisia, ele foi obrigado a voltar à cidade. Os deticos de a epoca nada poderam fazer por ele, pouco tempo