Heráclito de éfeso
Foi um filósofo grego que nasceu aproximadamente em 540 a. C., em Éfeso, na Ásia Menor, e morreu aproximadamente em 475 a. C. Heráclito ridicularizava o conhecimento dos médicos e dos físicos de sua época. Era homem de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros.
Cidade
Éfeso foi uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, na atual Turquia. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma, a capital do império. Tinha uma população de 250 000 habitantes no século I a.C., o que também fazia dela a segunda maior cidade do mundo na época.
Heráclito de Éfeso
Heráclito de Éfeso é um dos filósofos pré-socráticos mais importantes. Ele leva o discurso filosófico de Tales, Anaximandro e Anaxímenes a posições decididamente mais avançadas e em grande parte novas. Os três jônicos interessaram-se pelo problema da physis (natureza), constatando o dinamismo universal da realidade. Todavia eles não explicitaram e não tematizaram este aspecto preciso da realidade e nem puderam refletir sobre as múltiplas implicações desse mesmo aspecto. Foi o que fez Heráclito.
É considerado atualmente o precursor (Que ou quem é o primeiro a pregar ou a defender certas ideias, tendências ou doutrinas – iniciador) de diversas noções relativas aos fenômenos da Natureza, é autor de uma obra sobre a Natureza, conhecida por As Musas ou Da Natureza, da qual se conhecem somente alguns fragmentos. Foi dividida por seus discípulos e estudiosos em Do Todo, A Política e A Teologia. É considerado, em determinado sentido, o fundador da Dialética.
Ficou conhecido como “o obscuro”, por apresentar seu pensamento por meio de aforismos (Máxima enunciada em poucas palavras; Preceito expresso em forma de sentença breve.), com um estilo enigmático.Seus escritos são extremamente complicados e foram assim escritos para que o “povo” não os lesse e os interpretasse mal. Tais